A organização patronal européia BusinessEurope e as câmaras de comércio da União Européia (UE) e dos Estados Unidos pediram nesta quinta-feira que seja dado no Fórum Econômico Mundial, realizado na cidade suíça de Davos, um impulso "urgente" para a retomada das negociações da Rodada de Doha.
Os representantes das organizações reivindicaram, em entrevista coletiva, que os negociadores da OMC (Organização Mundial do Comércio) salvem "já" a Rodada de Doha, bloqueada desde meados do ano passado.
Afirmaram que o Fórum de Davos é uma oportunidade, pois, mesmo que não sejam alcançados grandes acordos, "podem ser dados os passos necessários" para reviver as negociações.
Cerca de trinta ministros de países da OMC participarão no sábado de uma reunião em Davos em uma tentativa de retomar as negociações de Doha, interrompidas oficialmente em julho de 2006 por falta de avanços entre os principais negociadores (EUA, UE, Brasil, Índia, Japão e Austrália).
Os empresários da UE e dos EUA alertaram que "o tempo está acabando" e que se membros da OMC não fecharem um acordo sobre as principais questões da negociação ainda no primeiro semestre deste ano "os benefícios da liberalização comercial serão perdidos".
(Redação+Efe)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário